Friday, February 18, 2011

    COLCHICINA

    COLCHICINA

    Comprimidos


    - Composição

    Cada comprimido contém: Colchicina base 0,5 mg; Excipientes q.s.p. 1 comprimido.

    - Propriedades

    A colchicina, principal alcalóide extraído do Colchicum autumnale, é o medicamento antiinflamatório clássico para o tratamento das crises agudas da gota1 e de sua prevenção. Seu mecanismo de ação parece ser de inibição do processo de fagocitose do macrófago e de reforço da membrana lisossomial, com conseqüente diminuição das enzimas inflamatórias. Também são conhecidas suas ações antimitóticas tanto nas células normais quanto neoplásicas.

    - Contra-Indicações

    Insuficiências renal2 e cardíaca graves.

    - Precauções

    Deve ser administrado, com precaução, em pacientes idosos e debilitados, especialmente aqueles portadores de distúrbios renal2, gástrico ou cardíaco.

    - Efeitos secundários

    A colchicina determina secundarisrno e, principalmente para o trato digestivo, com náuseas3, vômitos4, diarréia5 ou dor abdominal, controláveis com a diminuição da posologia ou suspensão da droga. Entretanto, estes efeitos são tomados como parâmetros observados na obtenção do efeito terapêutico antiinflamatório desejável no controle da crise aguda. Deve ser conduzido sob rigoroso controle médico.

    - Posologia

    Tratamento de ataque: Administra-se, inicialmente, 1 comprimido de hora em hora, ou de 2 em 2 horas até que sobrevenham sinais6 de intolerância gastrintestinal (diarréia5, náuseas3, vômitos4, dor abdominal) ou que a crise tenha sido debelada ou minimizada. A seguir, 2 a 4 comprimidos ao dia até a supressão total da crise. Tratamento profilático: 1 a 2 comprimidos ao dia. Observação: Pode ser administrado associado a antiinflamatórios hormonais ou não-hormonais e a uricosúricos.

    - Apresentação

    Caixas contendo 20 comprimidos.

    Laboratório ENILA.

    No comments:

    Post a Comment