Friday, February 25, 2011

    BICARBONATO DE SODIO

    Bicarbonato de Sódio

    DCB: 1113.03- 8


    Forma Farmacêutica: - BICARBONATO DE SODIO
    Solução Injetável a 8,4%.


    Via de Administração: - BICARBONATO DE SODIO

    Via parenteral - Para uso intravenoso e intramuscular.


    Apresentações: - BICARBONATO DE SODIO
    Ampolas plásticas transparentes contendo 10 ml.
    ADULTO E PEDIÁTRICO


    Composição: - BICARBONATO DE SODIO

    Cada ampola contém a seguinte composição porcentual:
    Bicarbonato de Sódio .................... 8,4 g.
    Água para Injeção1 ..q.s.p.................... 100,0 ml.


    INFORMAÇÕES AO PACIENTE - BICARBONATO DE SODIO
    Ação do medicamento:
    Dentro das características do produto, e desde que corretamente utilizado conforme as orientações impostas por todos os itens de prescrição, este desenvolve plenamente sua eficiência terapêutica durante o tratamento.
    Prazo de validade:
    Seu prazo de validade é de 2 anos a partir da data de fabricação, ao que após este prazo pode não mais apresentar os efeitos desejados. Ao adquirir qualquer medicamento verifique sempre o prazo de validade impresso na embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado pode ser prejudicial para sua saúde.
    Indicações:
    O Bicarbonato de Sódio é utilizado para tratamento de acidose2 metabólica e suas manifestações. É utilizado também para o tratamento de cetacidose diabética, insuficiência renal3, perturbações ácido- básica.
    Contra- indicações:
    O Bicarbonato de Sódio é contra- indicado para pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada a por vômito4 ou drenagem5 gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia6; durante a gravidez7 e em crianças menores de 2 anos.
    Precauções e advertências:
    Evitar o uso quando constatado odor desagradável ou corpos estranhos no produto. Se houver turvação no produto ou indícios de violação do frasco, o mesmo não deverá ser utilizado. Manter fora do alcance das crianças.
    Possíveis Interações:
    .Evitar administração simultânea com outros medicamentos, no intuito de evitar interações.
    .Não deve ser utilizado durante a gravidez7 e a amamentação8, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião- dentista se ocorrer gravidez7 ou iniciar amamentação8 durante o uso deste medicamento.
    .Não há contra- indicação relativa a faixas etárias.
    .Informe ao médico ou cirurgião- dentista o aparecimento de reações desagradáveis.
    .Informe ao seu médico ou cirurgião- dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
    .Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
    Modo de usar:
    .Deve ser utilizado conforme orientações prescritas no item posologia. Por ser de caráter estéril, não se procede em hipótese alguma a guarda e conservação de volumes restantes das soluções utilizadas, devendo as mesmas serem descartadas.
    .Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
    .Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
    .Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
    Reações adversas:
    Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Situações de intolerância ao Bicarbonato de Sódio por parte do organismo podem gerar reações adversas como náuseas9, enjôos, indisposições eventuais, etc. que desaparecem com a descontinuação do uso do produto.
    Superdose:
    Na eventualidade de administrações acidentais com doses muito acima das orientadas, procurar por socorro médico imediatamente para as devidas medidas de controle.
    Cuidados de conservação:
    Conservar ao abrigo de calor, umidade e luz natural direta.

    TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


    INFORMAÇÕES TÉCNICAS: - BICARBONATO DE SODIO


    Características Farmacológicas - BICARBONATO DE SODIO

    O Bicarbonato de Sódio é constituinte normal dos fluidos orgânicos. Seu nível plasmático normal varia de 24 a 31 mEq/L. A concentração plasmática é regulada pelos rins10. O ânion bicarbonato é considerado lábil, pois em pH adequado pode ser convertido a ácido carbônico e este, a água e dióxido de carbono. No fluido extracelular, a relação ácido carbônico; bicarbonato é 1;20. No adulto sadio com função renal11 normal, quase todo o íon bicarbonato é filtrado pelo glomérulo12 é reabsorvido, excretando- se menos de 1% pela urina13.O bicarbonato de Sódio é único sistema tampão do organismo que esta sujeito a regulação compensatória. Assim, qualquer alteração no sistema- tampão ácido carbônico-bicarbonato provocada pelo pulmões14 e pelos rins10 põe em ação a capacidade tamponadora todos outros sistemas.
    Na acidose2 metabólica o uso do bicarbonato de sódio é de grande importância.



    Resultados de Eficácia - BICARBONATO DE SODIO

    Como objeto de estudo, a eficiência terapêutica do produto se fez consagrada e registrada no meio científico pelo seu uso e aplicação na prática da área farmacêutica, estando suas características inscritas e comprovadas pelo compêndio oficial de renome United States Pharmacopeia XXII edição Pág. 1254.



    Indicações: - BICARBONATO DE SODIO
    O Bicarbonato de Sódio é utilizado para tratamento de acidose2 metabólica e suas manifestações. É utilizado também para o tratamento de cetacidose diabética, insuficiência renal3, perturbações ácido- básica.


    Contra-indicações: - BICARBONATO DE SODIO

    O Bicarbonato de Sódio é contra- indicado para pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada a por vômito4 ou drenagem5 gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia6; durante a gravidez7 e em crianças menores de 2 anos.


    Modo de Usar e Cuidados de conservação depois de aberto: - BICARBONATO DE SODIO
    Uso endovenoso. Por ser de caráter estéril, não se procede em hipótese alguma a guarda e conservação de volumes restantes das soluções utilizadas, devendo as mesmas serem descartadas.


    Posologia: - BICARBONATO DE SODIO

    A administração do produto deve ser feito exclusivamente sob orientação médica.
    ATENÇÃO: Este medicamento não é um genérico, portanto não é um substituto de um outro medicamento que tenha o(s) mesmo(s) fármaco(s).


    Advertências: - BICARBONATO DE SODIO
    ATENÇÃO: Não misture medicamentos diferentes, a troca pode ser fatal. Certifique- se que está sendo administrado o medicamento prescrito. Deve-se ter extremo cuidado para não trocar as ampolas com soluções diferentes. Deve-se levar em consideração a relação risco/beneficio quando existem os seguintes problemas médicos: anúria15 ou oligúria16; hipertensão17, insuficiência cardíaca congestiva18 ou outros quadros clínicos com retenção de sódio ou edematosos. Observar contra a luz e se houver turvação no produto ou indícios de violação do frasco, o mesmo não deverá ser utilizado.


    Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco: - BICARBONATO DE SODIO

    Deve- se ter precaução especial em pacientes idosos debilitados ou não, sendo particularmente recomendável a utilização da menor posologia, porém eficaz.


    Interações Medicamentosas: - BICARBONATO DE SODIO
    Anticolinérgico- pode diminuir a absorção e reduzir a eficácia destes fármacos.
    Antidiscinéticos- reduz os efeitos destes fármacos.
    Cetoconazol - o bicarbonato de sódio reduz acentuadamente a sua absorção.
    Outros - O bicarbonato de sódio pode diminuir a absorção dos anti- histaminico (cimetidina, famotidina, ranitidina) nas preparações ou suplementos de ferro orais e tetraciclina; pode reduzir a solubilidade do ciproflaxacino na urina13; reduz a concentração de potássio sérico quando administrado com diuréticos19 conservadores de potássio; pode aumentar a meia-vida da efedrina e prolongar sua ação; retarda a excreção e prolonga ação da mecamilamina; diminuir a concentração de potássio sérico quando administrado concomitantemente com suplementos de potássio; pode aumentar a excreção renal11
    dos salicilatos e diminuir suas concentrações séricas; preparações contendo leite, cálcio ou laticínios podem provocar síndrome20 alcalina causada pelo leite; diuréticos19 de alça (furosemida, bumetamida, indapamida, xipamida) e diuréticos19 tiazídicos podem aumentar a alcalose21 hipoclorêmica.


    Reações adversas a Medicamentos: - BICARBONATO DE SODIO

    Hipopotassemia, com administração excessiva; Inchaço dos pés e partes inferiores das pernas, com doses elevadas; alcalose21 metabólica e hipernatremia, com doses elevadas ou em insuficiência renal3; hipercalemia, com uso prolongado.


    Superdose - BICARBONATO DE SODIO

    Doses excessivas pode produzir alcalose21 com quadro de tetania22.Descontinuar o tratamento e administrar injeção1 endovenosa de gluconato de cálcio. Na eventualidade, adotar medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.


    Armazenagem - BICARBONATO DE SODIO

    O produto deve ser armazenado sob proteção de calor, umidade e luz natural direta.

    N.º Registro ANVISA:

    Farmacêutico Responsável: Dr.º Pedro Luiz Gulla
    CRF- SP 15.591

    SAMTEC BIOTECNOLOGIA LTDA.
    CNPJ: 04.459.117/0001- 99
    Rua: General Augusto S. do Santos, 475
    Bairro: Lagoinha
    Ribeirão Preto - SP
    Fone: (0xx16) 3965- 2362
    Indústria Brasileira
    Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): Fone: (0xx16) 3965- 2362
    VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA



    BICARBONATO DE SODIO - Laboratório

    No comments:

    Post a Comment