Wednesday, March 2, 2011

    BUSCOPAN PLUS

    Antiespasmódico e analgésico2

    Paracetamol, brometo de
    N- butilescopolamina

    Uso adulto


    Formas farmacêuticas e apresentações - BUSCOPAN PLUS
    Comprimidos revestidos: Embalagem com 20 comprimidos revestidos. Supositórios: Caixa com 6 supositórios.


    Composição - BUSCOPAN PLUS

    Cada comprimido revestido contém: Paracetamol 500 mg; brometo de N- butilescopolamina 10 mg. Cada supositório contém: Paracetamol 800 mg; brometo de N-butilescopolamina 10 mg.


    Informações técnicas - BUSCOPAN PLUS
    BUSCOPAN PLUS é a associação medicamentosa de dois princípios ativos de comprovada ação terapêutica: o paracetamol (analgésico2) e o brometo de N- butilescopolamina (espasmolítico). O brometo de N-butilescopolamina apresenta ação espasmolítica especifica sobre a musculatura lisa do trato gastrintestinal, das vias biliares e das vias urinárias eferentes, bem como sobre o aparelho genital feminino3. Essa ação espasmolítica é completada pelo efeito analgésico2 do paracetamol, tornando o produto especialmente indicado no tratamento de quadros espástico-dolorosos das vísceras ocas abdominais, rompendo o ciclo dor-espasmo4-dor.


    Indicações - BUSCOPAN PLUS

    Como analgésico2 e antiespasmódico.


    Contra-indicações - BUSCOPAN PLUS
    BUSCOPAN PLUS não deve ser utilizado nos casos de deficiência congênita de glicose5- 6-fosfato-desidrogenase e de hipersensibilidade aos componentes da fórmula, glaucoma6 de ângulo agudo7, miastenia8 grave, hipertrofia9 da próstata10, íleo paralítico, estenose pilórica.


    Precauções - BUSCOPAN PLUS

    Recomenda- se precaução na administração de BUSCOPAN PLUS nos casos de deficiência das funções hepáticas e renais e na síndrome11 de Gilbert (doença de Meulengracht). Nestes casos o tratamento deve ser feito sob controle médico e, se necessário, com redução da dose. Precauções no uso em pacientes com disfunções do ritmo cardíaco.


    Gravidez1 e lactação12 - BUSCOPAN PLUS
    Embora os estudos pré- clínicos não tenham demonstrado qualquer risco, ainda não foi comprovada a segurança do uso do produto na gravidez1 humana. Deste modo, devem ser observadas as precauções habituais a respeito do uso de medicamentos na gravidez1, sobretudo no primeiro trimestre. Ainda não foi estabelecida a segurança do produto durante o período de lactação12.


    Interações medicamentosas - BUSCOPAN PLUS

    No uso concomitante de medicamentos que acelerem a metabolização hepática do paracetamol (por exemplo, barbitúricos, anticonvulsivos e rifampicina) podem ocorrer interações que, no caso de se ultrapassarem as doses prescritas, podem ocasionar lesões hepáticas. O mesmo é válido para casos de abuso de bebidas alcoólicas. Evitar o uso com anti- histaminicos, pois podem aumentar os efeitos anticolinérgicos do BUSCOPAN PLUS. Pacientes tratados com cloranfenicol, warfarina, derivados cumarínicos ou drogas anticoagulantes orais não devem usar BUSCOPAN PLUS sem prévia consulta médica.


    Reações adversas - BUSCOPAN PLUS
    Com relação ao componente brometo de N- butilescopolamina, podem ocorrer, ocasionalmente, reações de hipersensibilidade, tais como urticária13. Podem ocorrer efeitos anticolinérgicos, como diminuição do suor e produção da saliva, bem como aceleração dos batimentos cardíacos. Quanto ao paracetamol, nas doses usuais e principalmente no tratamento a longo prazo pode ocorrer disfunção hepática de intensidade variável, mas raramente necrose14. Sob uso prolongado podem surgir também discrasias sangüíneas15. A literatura a respeito relata casos de trombocitopenia16, pancitopenia17, agranulocitose18, anemia hemolítica19 e meta-hemoglobinemia, já tendo sido relatados casos de aplasia medular. O uso prolongado pode provocar necrose14 papilar renal20. Reações cutâneas têm sido relatadas e incluem principalmente eritema21 e urticária13.


    Posologia - BUSCOPAN PLUS

    Comprimidos revestidos: Adultos: 1 a 2 comprimidas, 3 vazes ao dia. Não ultrapassar a dose diária de 6 comprimidos. Supositórios: Adultos: 1 supositório via retal, 3 a 4 vezes ao dia. Não ultrapassar a dose diária de 4 supositórios. Os supositórios não são apropriados para uso infantil.


    Superdosagem - BUSCOPAN PLUS

    No caso de superdosagem de paracetamol existe o risco de necrose14 hepática. Se, após a administração do medicamento, ocorrerem náuseas22, vômitos23, inapetência ou dores abdominais, é necessário interromper o tratamento e procurar orientação médica. É preciso ter em conta que os sintomas24 de uma superdosagem se manifestam somente alguns dias após a ingestão. Na caso de superdosagem, a aplicação de medidas adequadas durante as 10 primeiras horas após a ingestão (lavagem gástrica25, L- metionina oral) reduz o risco de lesão hepática. A aplicação de um tratamento complementar depende do nível sangüíneo de paracetamol (superior a 120 mcg/ ml, 4 horas após a ingestão). O antídoto26 para os casos de intoxicação por paracetamol é a N- acetilcisteína27, que deve ser aplicada em altas doses logo que possível e dentro do período de 16 horas após a ingestão, para que os resultados sejam ideais. Para o tratamento recomenda-se a internação rápida em unidade especializada. No caso de superdosagem com brometo de N-butilescopolamina, recomenda-se indução da êmese28 e lavagem gástrica25.



    BUSCOPAN PLUS - Laboratório

    No comments:

    Post a Comment