Wednesday, March 2, 2011

    ALVENT

    ALVENT
    Brometo de ipratrópio

    Solução para nebuIização - Cartucho contendo 20 flaconetes plásticos de 2 ml

    USO ADULTO OU PEDIÁTRICO

    Cada ml de solução para nebulização1 de ALVENT contém:
    Brometo de ipratrópio (equivalente a 250 mcg de ipratrópio) 260,9 mcg
    Veículo.................. q s.p ............... 1.0 ml

    Componentes não ativos: diidrogênio fosfato de sódio monoidratado, fosfato de sódio diidratado, cloreto de sódio e água purificada.


    INFORMAÇÕES AO PACIENTE - ALVENT

    O brometo de ipratrópio é um agente broncodilatador2.

    Conserve em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C) e proteja da umidade.

    Prazo de validade:24 meses.

    ATENÇÃO: Não utilize o produto após vencido o prazo de validade, sob o risco de não produzir os efeitos desejados.

    ALVENT® é utilizado somente para uso inalatório, através de nebulização1. ALVENT® pode ser administrado através de qualquer tipo de aparelho nebulizador.

    Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após seu término. Informe- o se estiver amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

    Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, tais como boca seca, retenção urinária4 e constipação5.

    TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.

    ALVENT é contra- indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida à droga, a qualquer outro componente da formulação ou à atropina e seus derivados. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

    NÃO TOME REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


    INFORMAÇÃO TÉCNICA - ALVENT

    O brometo de ipratrópio é um agente anticolinérgico amônio quaternário derivado da atropina, com propriedades anticolinérgicas e com alta bronco- seletividade. Pela inibição da síntese de GMPc ACh-induzida e provavelmente pela inibição de uma possível Iiberação excedente de mediadores por bloqueio dos receptores colinérgicos na superfície dos mastócitos, o brometo de ipratrópio exibe uma acentuada broncodilatação e com ação moderadamente prolongada. O ipratrópio apresenta atividade antimuscarínica superior no músculo liso brônquico do que em glândulas6 secretoras. A ação broncodilatadora inicia-se 3 a 5 minutos após a inalação e dura por 4 a 6 horas. O brometo de ipratrópio protege contra diferentes broncoespasmos induzidos física e quimicamente e pelo meio ambiente, com efeitos variáveis e extensos. Para o tratamento de broncoconstrição aguda, o brometo de ipratrópio é menos adequado que os beta2-agonistas, mas para profilaxia de broncoconstrição aguda o ipratrópio pode ser usado.

    Além disso, o brometo de ipratrópio pode proporcionar benefícios adicionais na combinação com beta2- agonistas. O brometo de ipratrópio não determina alterações clinicamente significantes nos gases sangüíneos arteriais.

    O brometo de ipratrópio é muito pouco absorvido no trato gastrointestinal. Foi relatado como sendo parcialmente metabolizado após administração oral e excretado na urina7 e fezes como droga inalterada e metabólitos.

    A inalação de brometo de ipratrópio, mesmo em dosagens máximas, não mostrou qualquer efeito tóxico nos estudos avaliados.


    INDICAÇÕES - ALVENT

    ALVENT é indicado como broncodilatador2 no tratamento da asma8 brônquica e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como bronquite crônica9 e enfisema10 pulmonar.


    CONTRA-INDICAÇÕES - ALVENT

    ALVENT® é contra- indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida à droga, a qualquer outro componente da formulação ou à atropina e seus derivados e em pacientes com glaucoma11, hipertrofia12 prostática, retenção urinária4 e oclusão intestinal.


    PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS - ALVENT

    ALVENT® deve ser usado sob orientação médica. Pacientes devem ser instruídos para administração correta de ALVENT® e avisados sobre a ocorrência, embora rara, de visão borrada temporária, precipitação ou piora de glaucoma11 de ângulo fechado ou dor nos olhos quando a solução entrar em contato direto com estes. O uso de um nebulizador com adaptador bucal ao invés de máscara facial pode ser preferível para reduzir a probabilidade da solução atingir os olhos.

    O brometo de ipratrópio deve ser usado com cautela em pacientes com coronariopatias e cardiopatias.

    Existem raros relatos de broncospasmo paradoxal associado com a administração do brometo de ipratrópio através da nebulização1. O paciente deve ser advertido para procurar auxílio médico se uma resposta reduzida tomar- se aparente.

    Gravidez3 e lactação13: O brometo de ipratrópio tem sido usado por vários anos e não existem evidências de efeitos indesejáveis durante a gravidez3. Estudos em animais não demonstraram riscos. Todavia, medicamentos não devem ser usados na gravidez3, especialmente durante o primeiro trimestre, a menos que o beneficio esperado supere qualquer possível risco ao feto.

    Interações medicamentosas: Existem evidências que a administração concomitante de brometo de ipratrópio e drogas simpaticomiméticas produzem um maior alívio do broncoespasmo14 que cada uma administrada isoladamente. O brometo de ipratrópio demonstrou produzir broncodilatação efetiva em pacientes recebendo agentes beta- adrenérgicos e derivados xantínicos. ALVENT® pode seutilizado em associação com corticosteróides sem resultar em interações medicamentosas prejudiciais.


    REAÇÕES ADVERSAS - ALVENT

    Devido à baixa absorção sistêmica do brometo de ipratrópio, efeitos colaterais anticolinérgicos, tais como taquicardia15, palpitações16, alterações visuais, alterações da motilidade gastrintestinal e retenção urinária4, são raras e reversíveis em doses terapêuticas. Alguns pacientes podem apresentar boca seca, náuseas17 e vômitos18.


    POSOLOGIA: - ALVENT

    ALVENT é utilizado somente para uso inalatório. ALVENT® é administrado por inalação, através de nebulizadores adequados ou de um aparelho com pressão positiva intermitente.

    Adultos e crianças acima de 14 anos: 1 flaconete (2 ml), 1 a 2 vezes ao dia. De acordo com a gravidade da doença, a posologia pode ser aumentada, segundo orientação médica, para 1 flaconete de 2 ml, até 4 vezes ao dia. Crianças de 3 a 14 anos: Metade do flaconete - ½ dose (1 ml), 1 a 2 vezes ao dia, podendo ser aumentada até o máximo de ½ dose (1 ml), 3 vezes ao dia

    Caso necessário, a solução para nebulização1 pode ser diluída com solução fisiológica estéril na proporção 1:1.

    Para permitir o uso de 1 ml de solução, os flaconetes apresentam uma graduação de meia- dose (1 ml). No caso de meia-dose ser requerida, a solução restante deve ser utilizada dentro de 12 horas.




    INSTRUÇÕES DE USO - ALVENT

    1. Retire a tira de flaconetes de dentro da embalagem de alumínio
    2. Destaque o flaconete da tira pressionando sucessivamente para baixo e para cima (figura A);
    3. Separe o flaconete da tira na parte superior e, após, no centro (figura B);
    4. Abra o flaconete girando a tampa (figura C);
    5. Aperte levemente o flaconete dentro da câmara do nebulizador, até a marca da dose prescrita ser atingida (figura D);
    6. Se somente metade da dose for usada, tampe o flaconete girando a tampa e pressionando- a no lugar (figura E). Use a solução restante dentro de 12 horas.


    SUPERDOSAGEM - ALVENT

    Não foram reportados casos de superdosagem.

    USO GERIÁTRICO:

    ALVENT pode ser usado por pessoas acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao produto.

    Venda Sob Prescrição Médica





    ALVENT - Laboratório

    No comments:

    Post a Comment