BEROTEC
Broncodilatador1
Bromidrato de fenoterol
Uso adulto e pediátrico
Formas farmacêuticas e apresentações - BEROTEC
BEROTEC 100: Aerossol dosificador + Aerocâmera®: Frasco com 10 ml (corresponde a 200 doses). BEROTEC 200: Aerossol dosificador + Aerocâmera®: Frasco com 15 ml (corresponde a 300 doses). Gotas: Frasco com 20 ml. Xarope adulto: Frasco com 120 ml. Xarope pediátrico: Frasco com 120 ml. Comprimidos: Embalagem com 20 comprimidos.
Composição - BEROTEC
BEROTEC 100: Cada dose do aerossol contém: Bromidrato de fenoterol 0,1 mg. BEROTEC 200: Cada dose do aerossol contém: Bromidrato de fenoterol 0,2 mg. Cada ml (= 20 gotas) contém: Bromidrato de fenoterol 5,0 mg. Cada 10 ml xarope adulto (1 copo- medida) contêm: Bromidrato de fenoterol 5,0 mg. Cada 10 ml xarope pediátrico (1 copo-medida) contêm: Bromidrato de fenoterol 2,5 mg. Cada comprimido contém: Bromidrato de fenoterol 2,5 mg.
Informação técnica - BEROTEC
BEROTEC é um medicamento broncodilatador1, que apresenta elevada eficácia no tratamento de asma2 brônquica e de outras enfermidades que são acompanhadas de uma constrição reversível das vias respiratórias, como a bronquite obstrutiva crônica com ou sem enfisema3 pulmonar. A ação de BEROTEC por inalação inicia- se poucos minutos após a administração e perdura durante 8 horas, aproximadamente. Como profilático, BEROTEC previne a obstrução brônquica induzida por esforço. Após a inalação, não existe uma correlação entre os níveis sangüíneos e a curva farmacodinâmica tempo-efeito, concluindo-se que o bromidrato de fenoterol possui efeitos locais nas vias respiratórias.
Indicações - BEROTEC
Tratamento sintomático de crises agudas de asma2. Profilaxia da asma2 induzida por esforço. Tratamento sintomático da asma2 brônquica e outras enfermidades com constrição reversível das vias respiratórias, como bronquite obstrutiva crônica, enfisema3 e transtornos broncopulmonares (silicose4, bronquiectasias, tuberculose5, carcinoma6 bronquial) e na bronquite espástica da criança. É interessante considerar a adoção de um tratamento antiinflamatório concomitante. Para eliminação do broncoespasmo7 agudo8 antes da aerossolterapia com secretomucolíticos, corticosteróides, soluções salinas fisiológicas e cromoglicato dissódico, para favorecer a penetração destas substâncias nas pequenas vias aéreas.
Contra-indicações - BEROTEC
Hipertireoidismo9, estenose aórtica subvalvular, sensibilidade a simpaticomiméticos, cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica, taquiarritmias10, hipersensibilidade ao bromidrato de fenoterol.
Precauções - BEROTEC
Como ocorre com toda farmacoterapia, no 1o trimestre da gravidez11, BEROTEC somente poderá ser utilizado sob prescrição médica estrita. O mesmo é válido no período imediatamente anterior ao parto, devido ao efeito tocolítico da substância. Outros broncodilatadores12 simpaticomiméticos devem ser utilizados somente sob rigorosa supervisão médica, sendo que broncodilatadores12 anticolinérgicos podem ser inalados simultaneamente. BEROTEC deve ser utilizado, sobretudo em altas doses, somente após minuciosa análise do risco e do benefício em pacientes com diabetes melito13 descompensado, infarto14 recente do miocárdio, graves alterações vasculares ou cardíacas de origem orgânica, hipertireoidismo9, glaucoma15 de ângulo fechado, feocromocitoma16 e hipertensão arterial17. Em caso de dispnéia18 aguda ou em estado de agravamento, o médico deve ser consultado imediatamente. Uso prolongado: Deve ser evitado o uso contínuo do produto, reservando- o apenas aos momentos de exacerbação dos sintomas19. Principalmente em caso de uso contínuo, os pacientes deveriam ser reavaliados para a administração ou intensificação do tratamento antiinflamatório (por exemplo, inalação de corticosteróides), a fim de controlar a inflamação20 das vias respiratórias e prevenir os danos a longo prazo. Se a obstrução brônquica piorar, é pouco apropriado e eventualmente perigoso simplesmente aumentar o uso de Beta-2-agonistas como o BEROTEC além da dose recomendada, por períodos de tempo prolongados. O uso regular de quantidades elevadas de BEROTEC, para controlar sintomas19 de obstrução brônquica, pode significar um controle inadequado da doença. Nesta situação, o esquema terapêutico do paciente e, em particular, a adequação do tratamento antiinflamátorio deverão ser reavaliados, a fim de prevenir uma potencial ameaça à vida, pela deterioração do controle da doença. O uso sob demanda deve ser preferível ao uso regular. O tratamento com Beta-2-agonistas pode provocar hipopotassemia potencialmente severa. Recomenda-se precaução em asma2 grave, pois seu efeito pode ser potencializado pela administração concomitante de derivados da xantina, esteróides e diuréticos21. Além disso, a hipoxia pode agravar os efeitos da hipopotassemia sobre o ritmo cardíaco. Nestas situações aconselha-se monitorizar os níveis séricos de potássio. Gravidez11 e lactação22: Não foram constatados, até o momento, efeitos nocivos durante a gravidez11. Todavia, devem ser observadas as precauções usuais referentes à administração de medicamentos durante a gravidez11, principalmente nos três primeiros meses. Deve-se considerar o efeito inibidor de BEROTEC nas contrações uterinas. Até o momento não está comprovada sua segurança durante a lactação22.
Interações medicamentosas - BEROTEC
O uso concomitante de nitratos pode reduzir o efeito terapêutico dos nitratos. O efeito de BEROTEC pode ser potencializado por beta- adrenérgicos, anticolinérgicos, derivados da xantina e corticosteróides. A administração concomitante de outros betamiméticos, anticolinérgicos de absorção sistêmica e derivados da xantina pode aumentar os efeitos colaterais. Interações medicamentosas com expectorantes ou cromoglicato de sódio não são conhecidas. O efeito broncodilatador1 de BEROTEC é potencializado pelo brometo de ipratrópio (Atrovent). Recomenda-se precaução especial no uso concomitante ou recente de inibidores da MAO. A administração simultânea de betabloqueadores pode causar uma redução potencialmente grave no efeito. BEROTEC pode reduzir o efeito hipoglicemiante23 de antidiabéticos. O uso com digitálicos glicosídios e levodopa aumenta o risco de arritmias cardíacas.
Reações adversas - BEROTEC
Em geral, BEROTEC é bem tolerado. Efeitos indesejáveis freqüentes, atribuídos a BEROTEC, são leves tremores dos músculos esqueléticos e nervosismo. Menos freqüentes são taquicardia24, inquietação, vertigens25, palpitações26, fadiga, cefaléia27 (principalmente em pacientes hipersensíveis), sudorese28, secura da boca e transtornos ventriculares do ritmo cardíaco ou moléstias pectanginosas. Em casos muito raros foram observadas irritações locais ou reações alérgicas. Como com outros broncodilatadores12 foram observadas, em alguns casos, tosse e, excepcionalmente, broncoconstrições paradoxais. O tratamento com Beta- 2-agonista pode ter como conseqüência uma hipocalemia potencialmente grave.
Posologia e modo de usar - BEROTEC
Comprimidos: Adultos: 1 a 2 comprimidos, 3 vezes ao dia. Crianças de 6 a 14 anos: 1 comprimido, 3 vezes ao dia. Xarope adulto: Adultos: 1/2 a 1 copo- medida (5 a 10 ml), 3 vezes ao dia. Crianças de 6 a 14 anos: 1/2 copo- medida (5 ml), 3 vezes ao dia. Xarope pediátrico: Crianças de 6 a 14 anos: 1 copo-medida (10 ml), 3 vezes ao dia. Crianças de 1 a 6 anos: 1/2 a 1 copo-medida (5 a 10 ml), 3 vezes ao dia. Crianças menores de 1 ano: 1/2 copo-medida (5 ml), 2 a 3 vezes ao dia. BEROTEC xarope pode ser utilizado por pacientes diabéticos, sem restrições dietéticas. Gotas (1 ml = 20 gotas = 5,0 mg; 1 gota29 = 0,25 mg). Uso oral: Adultos: 10 a 20 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de 6 a 14 anos: 10 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de 2 a 6 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças até 2 anos: 3 a 7 gotas, 3 vezes ao dia.
O novo frasco de BEROTEC vem acompanhado de um moderno tipo de gotejador, de fácil manuseio: basta colocar o frasco em posição vertical e deixar escorrer a quantidade desejada de gotas.
Para inalação: Adultos e crianças acima de 7 anos (³ 25 kg): 8 a 10 gotas, diluídas em 5 ml de soro30 fisiológico, 3 vezes ao dia, a critério médico. Crianças menores de 7 anos (< 25 kg): 1 gota29 para cada 3 kg de peso corporal, diluída em 2 a 5 ml de soro30 fisiológico, 3 vezes ao dia, a critério médico. O tempo de inalação é de 5 minutos. Na crise, se o paciente não apresentar melhora dentro de 30 minutos, a inalação poderá ser repetida. Aerossol dosificador: BEROTEC 100: Para tratamento da crise: Adultos e crianças acima de 7 anos (³ 25 kg): 1 dose de aerossol, que pode ser seguida de uma segunda inalação após 10 minutos, a critério médico. A próxima inalação não deverá ser feita com intervalo menor que 3 horas. Para tratamento de continuidade: Adultos e crianças acima de 7 anos: 1 dose do aerossol, 3 vezes ao dia. BEROTEC 200: BEROTEC 200 destina- se aos casos que não foram adequadamente controlados com o uso de BEROTEC 100, ou a critério médico. Episódios de asma2 aguda: Em muitos casos, 1 inalação de BEROTEC 200 é suficiente para o alívio imediato dos sintomas19. Se, em casos mais graves de uma crise aguda, a respiração não tiver melhorado notavelmente depois de 5 minutos, pode-se proceder a uma segunda inalação. Não tendo alívio dos sintomas19, podem ser necessárias mais inalações. Nestes casos os pacientes devem consultar o médico ou procurar, com urgência, o hospital mais próximo. Profilaxia de asma2 induzida por esforço: 1 a 2 inalações até 8 vezes ao dia, como dose máxima. Asma2 brônquica e outras enfermidades com constrição das vias respiratórias reversíveis: Se for necessária uma repetição do tratamento, 1 a 2 inalações até 8 vezes ao dia, como dose máxima. Para crianças, recomenda-se o uso de BEROTEC 200, sempre a critério médico e sob supervisão de um adulto.
Instruções de uso - BEROTEC
O auxiliar inalatório Aerocâmera® foi desenvolvido a fim de facilitar a administração de BEROTEC aerossol, permitindo seu uso também em crianças, e garantir a máxima eficácia terapêutica do produto. Quando usado corretamente, o auxiliar inalatório Aerocâmera® promove uma melhora da inalação, permitindo a penetração da substância ativa até as áreas mais profundas dos brônquios, aliviando rapidamente a dispnéia18.
Observações - BEROTEC
A inalação deve ser efetuada imediatamente após a liberação do medicamento do aerossol para dentro da aerocâmera, evitando assim que as partículas flutuantes de substância ativa se fixem na parede interna da aerocâmera sem exercer a sua ação. Após o uso, lavar em água morna e enxugar. Deve- se obedecer cuidadosamente as instruções de uso e treinar, inicialmente, os diversos passos. O recipiente encontra-se sob pressão, não devendo ser forçado, perfurado e nem exposto a temperaturas acima de 50oC. Para verificar se o recipiente contém líquido, deve-se agitá-lo; quando o frasco parece estar vazio, ainda contém aproximadamente 10 doses.
Superdosagem - BEROTEC
Sintomas19: Em caso de superdosagem podem ocorrer rubor facial, tremores das mãos, náuseas31, fadiga, taquicardia24, palpitações26, cefaléia27, aumento da pressão arterial sistólica32, queda da pressão arterial diastólica33, opressão, excitação e eventualmente extra- sístoles. Tratamento: Após o uso oral, lavagem gástrica34. Administrar sedativos, tranqüilizantes; em casos graves, medidas de tratamento intensivo. Como antídoto35 específico recomendam-se bloqueadores dos beta-receptores, se possível, bloqueadores dos beta-1-receptores; nos pacientes com asma2 brônquica deve-se considerar uma possível potencialização da obstrução brônquica e estabelecer cuidadosamente a dose.
Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.
BEROTEC - Laboratório
Friday, February 25, 2011
BEROTEC
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Popular posts
-
ANSITEC Ansiolítico NOME GENÉRICO - ANSITEC : Buspirona (Cloridrato) COMPOSIÇÃO - ANSITEC comprimidos de 5 e 10 mg de cloridrato de buspiron...
-
Concerta Informações ao Paciente Comprimidos de liberação prolongada cloridrato de metilfenidato Forma Farmacêutica e apresentação Compr...
-
Composição - COMBIRON cada drágea1 contém 400 mg de sulfato ferroso,100 mg de ácido ascórbico, 2 mg de ácido fólico, 25 mcg de cianocobalami...
-
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO - AZUKON MR Nome: AZUKON MRNome Genérico: gliclazida FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - AZUKON MR Embalagens co...
-
Androcur SCHERING Acetato de ciproterona Uso adulto Composição - ANDROCUR Cada comprimido contêm 50 mg de acetato de ciproterona. Indicações...
-
Composição - AMICACINA cada ampola contém: sulfato de amicacina 100 mgq.s.p. 2 ml, sulfato de amicacina 250 mg q.s.p. 2 ml, sulfato de amica...
-
Anastrozol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Comprimido Revestido FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - Anastrozol Comprimido reve...
-
Composição - BLEPHAGEL etoxipo- lipropilenoglicol, poliglicol, polímerovinílico, p-hidroxibenzoato, borato de sódio, água purificada q.s.p. ...
-
CORDAREX 2,5 mg, 5 mg ou 10 mg Comprimidos Besilato de amlodipina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - CORDAREX Comprimidos ...
-
coversyl 2 e 4 mg Perindopril Uso adulto Forma farmacêutica e apresentações - COVERSYL Caixa com 30 comprimidos de 2 mg. Caixa com 30 compri...
No comments:
Post a Comment